sábado, 25 de abril de 2009

Europa quer diversificação e garantias a fornecimento de gás

A necessidade de variar as fontes e as rotas de fornecimento de gás natural para a Europa e de cooperação entre os países envolvidos marca hoje o segundo dia de uma conferência internacional sobre energia realizado em Sófia. Sob o nome "Gás natural para a Europa: segurança e cooperação", esta cúpula analisa a importância que os Estados produtores, de passagem e consumidores trabalhem de forma conjunta.
Além disso, os representantes dos 29 países que participam da reunião discutem as vias de financiamento de grandes projetos que permitam diversificar as vias de provisão de gás.
Entre os Estados participantes estão países das regiões do Mar Cáspio, Ásia Central, Mar Negro e Bálcãs, além de Estados Unidos, Rússia e União Europeia (UE).
O fórum energético terminará hoje com a aceitação da declaração comum sobre como tramitar a distribuição e consumo de gás.
Os principais pontos deste documento se referem à criação de uma nova política europeia de energia, à busca de novos acordos e garantias internacionais sobre a segurança energética da Europa e à prevenção de situações de crise por corte de fornecimento. EFE



aluna: Luiza Duwe 2.3.1

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolsas de Valores da Europa fecham semana em alta!


Citigroup e GE influenciaram positivamente mercado europeu - os resultados trimestrais dos dois grupos foi muito melhor do que o esperado.
Essa é a sexta semana consecutiva que a Europa fecha positivamente sua bolsa de valores.
Por mais que ainda hajam muitas preocupações em relação as ações do Citigroup em Wall Street (que decaíram 2,7 % - as bolsas de valores dos EUA estão operando sem direção definida). Os europeus pensam positivamente, na esperança que de que o pior momento para esse setor já passou.

"O que isso mostra, e ao que o mercado está reagindo diretamente, é que o segmento bancário é muito lucrativo se você tirar todas as coisas bobas, como os derivativos tóxicos", afirmou David Evans, analista de mercado da BetOnMarkets.com. "Se atua como intermediário em coisas como renda fixa e câmbio, o setor é extremamente lucrativo."



Leia mais:

- http://www.hojenoticias.com.br/negocios/bolsas-da-europa-fecham-em-alta-com-lucros-de-citibank-e-ge/relacionadas/

- http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_1/2009/04/17/noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia=99731/noticia_interna.shtml


Martha R. Maas - 2.3.1

terça-feira, 14 de abril de 2009

Novos abalos na Geórgia


Imersa numa grande crise, a Geórgia, nome do país que se tornou famoso pela guerra contra Rússia no ano passado, sofreu mais abalos.

A oposição ao atual presidente, Mikhail Saakashvili, o culpa tanto pela guerra quanto pela grande crise. Como resultado da boa campanha da oposição ao presidente, mais de 20 mil pessoas foram as ruas,em frente ao parlamento, em Tbilisi (capitaldo país), exigindo a renuncia. Esta terça-feira, torna-se o sexto dia consecutivo de protesto e praticamente nenhuma pronuncia foi feita pelo presidente. Os reivindicantes, anunciaram a ampliação do movimento de protesto, instalando novos acampamentos em frente ao parlamento.Mikhail afirmou que deixará o cargo apenas em 2013, quando seu mandato chegar ao fim.
Karina Luiza Zimmermann - 231


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Número de mortos por terremoto no centro da Itália sobe a 281, diz polícia

Segundo policiais, o número de mortos em consequência do terremoto que ocorreu nesta segunda-feira na Itália, subiu para 281. O resgate das vítimas deve durar até a Páscoa e cerca de 11 669 mil pessoas estão ajudando no socorro. A ocorrência de alguns tremores secundários, que segundo o primeiro-ministro foram de aproximadamente 65 entre meia noite e 07:16hrs de hoje, está dificultando o trabalho dessas pessoas. O premiê italiano, Silvio Berlusconi, disse que 20 mil desabrigados foram atendidos e que 10 mil evacuados estão nos hotéis do litoral.
O tremor que teve como consequência toda a devastação de segunda-feira, foi registrado entre entre 5,8 graus e 6,3 graus na escala Richter.
Bombeiros ainda procuram por sobreviventes, mas já teve início ao enterro das primeiras vítimas.





Leia mais:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1079780-5602,00-NUMERO+DE+MORTOS+POR+TERREMOTO+NO+CENTRO+DA+ITALIA+SOBE+A+DIZ+POLICIA.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3694254-EI13651,00-Policia+aumenta+para+o+numero+de+mortos+na+Italia.html
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/04/09/buscas-por-sobreviventes-na-italia-vao-ate-pascoa-755209565.asp



Luiza H. Duwe - 2.3.1

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Berlusconi decreta estado de emergência e o desbloqueio de 30 milhões de euros

Terremoto na Itália


Na madrugada desta segunda feira um terremoto atingiu a região de Abruzzo, no centro da Itália, matando 150 pessoas, Há entre 70 mil e 100 mil desabrigados, que serão realojados em hotéis do litoral ou em tendas de campanha distribuídas na região."Esta noite, e se for possível as seguintes dos próximos dias, não durmam em vossas casas. Pode ser perigoso", disse, O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi..
Nos três ginásios poliesportivos de L'Aquila, onde a polícia e a Defesa Civil dividem cobertores e tendas de campanha, há filas para entrar nos alojamentos improvisados e muitas pessoas estão fora de suas casas desde a madrugada.
Enquanto isso na cidade, os bombeiros conseguiram resgatar com vida uma jovem de 21 anos dos escombros na rua Sant'Andrea, pouco depois de se confirmar a morte da abadessa do convento de San Amico no centro histórico de L'Aquila. O ministro do Interior, Roberto Maroni, afirmou que as equipes continuarão escavando sob os escombros "até ter a certeza de que não há mais ninguém com vida". Maroni confirmou o pedido prévio de Berlusconi do envio de 1.200 bombeiros e 1.000 soldados ao local "que serão mobilizados já amanhã". Berlusconi confirmou hoje que "são mais de 150" os mortos e "mais de 1.500 os feridos" no terremoto, durante um pronunciamento na televisão italiana Canal 5.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma nota de condolência ao seu colega italiano, Giorgio Napolitano, por conta da tragédia.



Veja mais: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1075692-5602,00-BERLUSCONI+DECRETA+ESTADO+DE+EMERGENCIA+E+O+DESBLOQUEIO+DE+MILHOES+DE+EUROS.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/06/ult1859u844.jhtm

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/06/ult1859u844.jhtm

aluna: Geysa Maiara Evaristo 2.3.1

sábado, 4 de abril de 2009

Polícia encontra 24 crianças afegãs nos esgotos de Roma




Crianças afegãs foram encontradas nos esgotos de uma estação de trem em Roma. As autoridades não conseguiram informações sobre elas, mas o que se sabe que é provavel que tenham passado pelo Irão, Turquia e o Leste Europeu em caminhões. Além desas crianças foram encontrados adultos vivendo nas mesma condições. De acordo com a assosciação de caridade italiana os numeors de menores afegãs encontrados vem aumentando.