quinta-feira, 25 de junho de 2009

Europa registra primeira morte por gripe suína


Foi registrado, em um hospital na Escócia, o primeiro caso de morte devido à gripe suína na Europa. Segundo o governo em Glasgow, a paciente já estava debilitada devido a outras enfermidades. Trata-se de uma mulher de 38 anos, que há poucos dias deu à luz um bebê, citou a imprensa britânica.
No mundo todo, a gripe suína já causou a morte de pelo menos 145 pessoas, a maioria delas no México. Cerca de 30 mil pessoas foram contaminadas. Na Alemanha, foram registrados até agora 168 casos da doença.

saiba mais sobre a gripe: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_suína


Stephanie Welinski 2.3.1

segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Eles nos ensinaram o caminho da dor, nós vamos lhe ensinar o caminho da prisão"

Nesta sexta feira, 19 de junho de 2009, o governo espanhol acusou o grupo ETA pela explosão de uma bomba na cidade de Bilbão, localizada no Páis Basco (Espanha), o atentado matou um policial da brigada antiterrorista.

Embora o grupo terrorista ainda não tenha se pronunciado, o atual presidente do governo regional basco,Patxi López, convocou a população para um protesto na cidade contra o grupo separatista, próximo ao local da explosão do carro-bomba do inspetor da Polícia Nacional Eduardo Puelles Garcia, comandante do Grupo de Vigilâncias Especiais da Brigada de Informação.

Os terroristas do ETA exigem por 40 anos que essa região seja completamente separado da Espanha, embora já tenham havido mais de 800 mortes em diversos tipos de atentados, governantes anteriores manifestaram pouca preocupação com o grupo.

No comício protestual, López demonstrou que está mais disposto que os antigos governos a acabar com o movimento separatista: "Vou lançar um aviso claro ao ETA: vamos acabar com eles...Eles nos ensinaram o caminho da dor, nós vamos lhe ensinar o caminho da prisão".

A imprenssa aguarda a manifestação dos terroristas e a polícia fica alerta para sinais de novos ataques.





http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u583435.shtml



Karina Luiza Zimmermann - 231

domingo, 14 de junho de 2009

Prédio desaba e fere ao menos 3 pessoas na Bélgica

O desabamento de um prédio neste domingo na cidade de Mons - Bélgica, durante uma festividade local, deixa ao menos 3 pessoas feridas. Os bombeiros ainda não sabem se há vítimas fatais, mas há grande chance de ter vários feridos e pessoas presas nos escombros. O prédio que estava em reformas após ter sofrido um incêndio recentemente, caiu sobre as pessoas que participavam da tradicional festa de Ducasse de Doudou.












Luiza H. Duwe - 2.3.1

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Organização Mundial de Saúde declara pandemia da nova gripe

A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia. É a primeira vez, em 41 anos, que a OMS declara essa situação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (11) que a nova gripe A (H1N1) encontra-se em situação de pandemia, declarou um oficial norte-americano. O comitê de emergência da OMS se reuniu por teleconferência e decidiu aumentar o nível de alerta para o mais alto, da fase 5 para a 6, o que significa que o vírus está provocando a primeira epidemia global de gripe em 41 anos.
A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus nos EUA, Europa, Austrália, América do Sul e em outros lugares. Mais cedo, o governo da Suécia já havia informado a imprensa da decisão da OMS.O maior risco, no momento, é que o crescimento do número de casos, especialmente nos países mais pobres, possa provocar superlotações em hospitais. Uma outra questão é que a gripe continua a se espalhar no hemisfério norte durante a primavera, quando normalmente os vírus da gripe perdem força.
O motivo da decisão de hoje foi a constatação de que o vírus H1N1 está se espalhando rapidamente pelo planeta. Segundo a declaração da OMS, "neste atual estágio, a situação de pandemia pode ser caracterizada como moderada em severidade".
Segundo a agência de notícias Associated Press, o anúncio deve fazer os laboratórios acelerarem a produção de uma vacina.

aluna: Geysa M. Evaristo 2.3.1

saiba mais: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1189646-16726,00-LABORATORIOS+SE+PREPARAM+PARA+PRODUCAO+DA+VACINA+HN.html

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/06/11/ult4477u1748.jhtm

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1189808-16726,00-OMS+ANUNCIA+CASOS+DA+NOVA+GRIPE+EM+PAISES.html

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Avião da Air France cai com 228 passageiros na costa brasileira



As equipes de resgate brasileiras e francesas já resgataram 24 corpos de ocupantes do Airbus A330-200 da Air France, que caiu no último dia 31, no Oceano Atlântico.

O vôo com destino à Paris, deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. Levava 216 passageiros de 32 nacionalidades, sendo 61 franceses e 58 brasileiros. Também estavam a bordo 12 tripulantes, um deles brasileiro, num total de 228 pessoas.

Todos os cadáveres encontrados já estão a bordo de embarcações brasileiras a caminho do arquipélago, em Pernambuco. Os primeiros testes e tratamentos aos corpos serão realizados ainda em Fernando de Noronha. Em seguida, serão enviados a Recife, onde um grupo de cinco médicos legistas do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar da França, que já atuou na identificação de vítimas de grandes catástrofes, como o tsunami asiático, ajudará na identificação das vítimas, em parceria com técnicos brasileiros. As famílias também poderão ajudar.

"A prioridade agora é a busca de sobreviventes, corpos e restos do avião", explicou a Força Aérea Brasileira (FAB). Participam das buscas 570 integrantes da Marinha, 265 da FAB e 14 aeronaves, 12 delas brasileiras e duas francesas, assim como cinco navios brasileiros e a fragata francesa "Ventose".

As causas do acidente e a busca da caixa-preta são de responsabilidade das autoridades francesas, que enviaram um submarino para a área.






Amanda Laís de Oliveira Sartorti - 2.3.1