A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia. É a primeira vez, em 41 anos, que a OMS declara essa situação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (11) que a nova gripe A (H1N1) encontra-se em situação de pandemia, declarou um oficial norte-americano. O comitê de emergência da OMS se reuniu por teleconferência e decidiu aumentar o nível de alerta para o mais alto, da fase 5 para a 6, o que significa que o vírus está provocando a primeira epidemia global de gripe em 41 anos.
A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus nos EUA, Europa, Austrália, América do Sul e em outros lugares. Mais cedo, o governo da Suécia já havia informado a imprensa da decisão da OMS.O maior risco, no momento, é que o crescimento do número de casos, especialmente nos países mais pobres, possa provocar superlotações em hospitais. Uma outra questão é que a gripe continua a se espalhar no hemisfério norte durante a primavera, quando normalmente os vírus da gripe perdem força.
O motivo da decisão de hoje foi a constatação de que o vírus H1N1 está se espalhando rapidamente pelo planeta. Segundo a declaração da OMS, "neste atual estágio, a situação de pandemia pode ser caracterizada como moderada em severidade".
Segundo a agência de notícias Associated Press, o anúncio deve fazer os laboratórios acelerarem a produção de uma vacina.
aluna: Geysa M. Evaristo 2.3.1
saiba mais: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1189646-16726,00-LABORATORIOS+SE+PREPARAM+PARA+PRODUCAO+DA+VACINA+HN.html
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/06/11/ult4477u1748.jhtm
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1189808-16726,00-OMS+ANUNCIA+CASOS+DA+NOVA+GRIPE+EM+PAISES.html
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário