domingo, 9 de agosto de 2009

Ronald Biggs, o ladrão do século


Nesta sexta feira (7/08) o britânico, Ronald Biggs, conhecido no mundo todo como o ladrão do século, será transferido do hospital em que está internado com pneumonia, direto para uma casa de repouso britânica, ao invés da penitenciária em que estava cumprindo pena.O governo inglês diz ter tomado a atitude por compaixão, afinal Biggs completa 80 neste fim de semana e se entregou para a polícia inglesa em 2001 para cumprimento da pena de 30 anos.

Ronald Biggs ficou famoso após assaltar o trem pagador em Buckinghamshire,Escócia, em 1963. Tinha uma organização voltada exclusivamente para estes fins. Junto com seus 15 "ajudantes", roubaram 2,6 milhões de libras e foram procurados pela então perfeita polícia britânica por um ano. Quando preso, Biggs consegiu fugir escalando o muro da penitenciária atravéz de uma escada de cordas. Na sequência veio para o Brasil, onde em 1974 foi achado por detetives ingleses. Por falta de acordos firmados entre Reino Unido e Brasil sobre extradição e por sua namorada brasileira (dançarina noturna) estar grávida, conseguiu permanecer no páis e virou atração turística no Rio de Janiero, onde por algum dinheiro se podia jantar e conversar com o anti-herói mundial. Na época chegaram a surgir camisetas e posters com fotos do ladrão por todo o Rio.

Em 2001 Biggs manifestou o desejo de voltar para a terra natal ao jornal The Sun, que providênciou a viagem com todas as mordomías e ainda uma "ajuda" financeira de 44.000 libras, para ter exclusividade ao caso. Assim que desembarcou na Ingleterra Ronald foi preso.

Ronald Arthur Biggs nunca disse estar arrpendido dos crimes que cometeu.






Karina Luiza Zimmermann - 231

Nenhum comentário:

Postar um comentário